terça-feira, 29 de junho de 2010

110º aniversário de Saint-Exupéry

- Que quer dizer “cativar”?
- Tu não és daqui, - disse a raposa. - Que procuras?
- Procuro os homens, - disse o principezinho. - Que quer dizer “cativar”?
- Os homens, - disse a raposa - têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, - disse o principezinho. - Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida, - disse a raposa. - Significa “criar laços...”
- Criar laços?
- Exatamente, - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, - disse o principezinho. - Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...
- É possível, - disse a raposa. - Vê-se tanta coisa na Terra...


O Pequeno Príncipe


Hoje o dia não foi tão interessante para mim... Até chegar em casa e descobrir que Saint-Exupéry comemora seu 110º aniversário, e, cara, eu adoro esse escritor, e sua pequena grande obra, O Pequeno Príncipe, daí resolvi fazer um post legal aqui sobre ele.

Antoine de Saint-Exupéry nasceu em 29 de junho de 1900, Lyon, e faleceu aos 44 anos em 31 de Julho, Mar Mediterrâneo). Ele foi escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial.

Antoine, desde criança, era apaixonado pela mecânica, e suas obras sempre tem relação à Guerra ou a Aviação, já que Antoine de Saint-Exupéry era piloto e prestava serviço militar. Sua maior obra foi o livro: "O Pequeno Príncipe" ("Le Petit Prince" no Original e "O Principezinho" em Portugal) Onde um dos personagens principais era um piloto, sendo o próprio Antoine. Mas o personagem que mais se destaca é o Pequeno Príncipe, um garotinho de cabelos loiros, que vivia só num pequeno planeta, onde existiam 3 vulcões, dois ativos e um extinto. Até nascer uma flor, uma flor muito bela e de grande orgulho. E Foi para protegê-la que o Pequeno Príncipe passou a viajar por outros planetas, onde, em cada um, encontrava um personagem diferente, porém bastante simples, sendo: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros.

Dizem que o livro é um romance infantil, porém, O livro leva a reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos, mostrando uma mudança de valores além de ter um grande teor poético e filosófico.

O Pequeno Príncipe é o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também é considerada terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos. (Sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro "O Peregrino")

Esse livro é um dos melhores dos que eu já li, e eu creio ser um dos melhores do mundo, afinal até no Japão há um museu para o personagem principal do livro, (é por isso que eu acho o Japão o melhor lugar do mundo!) o Pequeno Príncipe de cabelos louros e cachecol vermelho bastante sonhador. Além da homenagem do Google de Portugal com o Principezinho no banner.


Cara. Acredita-se que parte da idéia de Saint-Exupéry, tenha sido inspirada pela sua ida ao nordeste do Brasil, onde ele teria se encantado com o Baobá, árvore de origem africana trazida à terra brasileira.
É... Acho que isso é tudo. Definitivamente, tudo.

"A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado."
Antoine de Saint-Exupéry

--
Dedico este post a meu irmão, André Victor, que me deu a idéia de postar sobre o 110º aniversário de Saint-Exupéry

Amo-te, Dé.
--
Láah Rodrigues

4 comentários:

  1. "Me cativas que serei teu"

    Cara, também é um dos melhores livros que já lí.

    Parabéns pelo post Laís!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Owwwn! Obrigada, amor ;D

    Realmente, um dos melhores.

    Beijos de Coca-cola, Patrocinadora oficial da Copa do Mundo Fifa 2010, que por sinal, eu creio ser da Espanha, benhê. Haha :B

    Láah Rodrigues

    ResponderExcluir